Pular para o conteúdo principal

O que diabos aconteceu aqui?

De repente, o riso das crianças se foi. Elas desapareceram num piscar de olhos. O que aconteceu com elas? Ninguém, na verdade, sabe. Ao andar por esses corredores, quase posso ouvir seus risos e gargalhadas, correndo pelos cômodos da casa.
Mas tudo sumiu, o riso e as gargalhadas se foram, de uma vez só. Os risos deram lugar ao choro. As corridas alegres deram lugar a uma fuga desesperada. As gargalhadas se tornaram em gritos. Tudo isso a um só momento.
Mães foram separadas dos filhos. Vejo mãos pequenas sendo puxadas para longe, contra a vontade. As risadas de criança se tornaram em gritos de “mamãe, socorro! Eu não quero ir! ”.
Essa é a impressão que tenho ao adentrar neste lugar. Tudo parece ter sido abandonado de um instante para o outro, como se, de repente, esse lugar se tornasse perigoso e sombrio. Estou sozinha aqui, mas tenho a nítida sensação de que tem alguém atrás de mim, me vigiando. Observando minhas atitudes e intenções ao estar aqui.
As crianças olham para mim, por detrás das portas. Sinto seu desesperado pedido de socorro, e meu coração se aperta dentro do peito, pois não posso fazer nada. Tudo o que vejo acontecendo aqui, para ser sincera, já aconteceu. Há muito tempo atrás. Talvez há mais de vinte anos.
A julgar pelos objetos que foram deixados para trás, a mobília principalmente, tudo aconteceu muito rápido. A família que morava aqui saiu às pressas e nada foi levado. Vejo brinquedos de criança pelo chão. Um cadeirão de bebê na cozinha. A casa é grande, e me parece que haviam pelo menos três crianças nessa casa. Um menino e duas meninas, talvez. Depois de todos esses anos, é impossível dizer com certeza.
Eu me pergunto o que teria feito essa família abandonar a casa de uma forma tão apressada. O que aconteceu aqui? Há roupas espalhadas pelo chão. Móveis nos quartos. Armários na cozinha. Pelo modo como as coisas estão espalhadas, deduzo que vândalos já estiveram por aqui. Depois de tanto tempo, seria de estranhar que alguns moradores de rua ou outros ladrões não tivessem explorado a casa ainda.
A pergunta que não quer calar em minha mente é: para onde essa família foi e porque saíram daqui tão apressada? Deixaram tudo para trás! Documentos, papéis espalhados pelo chão.
A poeira recobre cada canto, cada cômodo. A natureza tomou conta das entradas da casa, e preciso me desviar de algumas plantas para entrar e sair daqui.
Ao deixar esse lugar, ainda fico com a dúvida insistente na minha cabeça: o que diabos aconteceu aqui?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinais do autismo em adultos/adolescentes

 Aqui seguem alguns sinais que podem indicar suspeita para autismo em adultos ou adolescentes, lembrando que o diagnóstico deve sempre ser feito por um profissional habilitado. dificuldades de interação social ou comunicação dependência de rotina comportamentos repetitivos (também chamados de steems ou estereotipias): a pessoa usa esses gestos ou comportamentos para se acalmar ou regular intolerância com barulhos altos, cores ou determinados cheiros foco em pequenos detalhes não entender ou ter dificuldade para perceber sarcasmo, ironia, entrelinhas ou sentido figurado das expressões de linguagem dificuldade para olhar nos olhos ou manter contato visual tendência para ter ansiedade e/ou depressão não atender pelo nome quando chamado não ter "filtro": não conseguem distinguir a (in)adequação de falas ou comportamentos em situações sociais dificuldades nos estudos quando a disciplina em questão não é do seu interesse hiperfoco: interesse específico por um determinado assunto, d...

Laura Pausini e Simone e Simaria na praia e a nota de R$ 182,50

Mais um da série dos sonhos malucos. Eu sonhei que estava em Cidreira, com a Bia (uma amiga), a dupla sertaneja Simone e Simaria e a Laura Pausini (ou seja, estávamos em 5 pessoas). Tínhamos ido lá passar uns dias na praia, e estávamos todas dormindo no mesmo quarto (o quarto onde eu e as minhas irmãs dormíamos) - só que lá tinham 3 beliches. Tinha um clima de amizade, onde uma emprestava roupa pra outra, saíamos juntas, etc e tal. De repente, a Laura fala que precisa de alguma coisa, não lembro o que era, e eu digo "então precisamos ir ali no Coisa Boa comprar" (Coisa Boa é um mini mercado que tinha/tem ali perto). Ela então responde "o problema é que eu só tenho notas de Euro, não sei se eles vão aceitar". A Bia oferece "eu tenho uma nota de Real, é a única que eu tenho, mas o valor dela é de 182,50, não sei se eles vão ter troco pra tanto". A Laura aceita, porque é a única alternativa, prometendo trazer o troco e pagar a Bia de volta, mesmo que fosse co...

Cavalos com rostos humanos...?

 Recentemente, tive esse sonho: Eu e minha irmã fomos para Cidreira, pois havíamos combinado de encontrar uma amiga nossa de infância lá, pois era onde nos conhecemos e brincávamos juntas. Eu e a minha irmã fomos de ônibus e descemos na Interpraias, que por alguma razão era muito mais alta que a nossa rua, que era paralela à Interpraias e ficava a apenas uma quadra de distância. Nesse caminho de uma quadra, eu pergunto pra minha irmã onde nos encontraríamos com essa amiga, e ela respondeu que na casa dela. Mas eu escuto um barulho em uma das casas e vou verificar, onde encontro essa amiga à nossa espera, com dois cavalos lindos, um branco e um preto. Eu começo a fazer carinho no corpo do cavalo branco, e aos poucos vou fazendo carinho nele até chegar à cabeça dele. Ao me aproximar da cabeça, percebo que, apesar de ele ter uma cabeça no formato normal de uma cabeça de cavalo, ele tem um rosto humano na frente. Ele fala algo comigo, mas não sei dizer o que ele me disse. E é assim qu...