Pular para o conteúdo principal

A personalidade narcisista e suas facetas

 A pessoa narcisista tem: - baixa autoestima; - senso de grandiosidade (ela precisa se destacar em tudo); - necessidade extrema de atenção; - um padrão de comportamento que envolve abuso verbal, físico e manipulação emocional.

Quando nos envolvemos em um relacionamento amoroso com uma pessoa narcisista, recebemos um bombardeio de amor, de atenção, de afetividade. A narcisista nos faz nos sentirmos especiais, o centro do mundo dela.

Numa segunda fase do relacionamento, ela usa táticas de negação, para nos anular e depreciar, fazendo nos sentirmos culpada por tudo que acontece de ruim.

Pais narcisistas, por exemplo, eles fazem de tudo pelo filho, até que este faça algo que desagrade o pai (ou mãe). Então começa a fase de "negação", onde eles manipulam o filho e abusam dele. A tática de manipulação também é conhecida como gaslighting, onde eles dizem que as coisas não aconteceram daquela forma, que uma pessoa disse algo que não disse, fazendo o outro questionar suas próprias percepções.

A pessoa narcisista faz o outro se sentir culpado, fazendo críticas disfarçadas de elogios, como por exemplo: "como você é burra, ainda bem que estou aqui para te ajudar", ou "como você é desastrada, que bom que estou aqui para consertar tudo". Essa é uma estratégia de duplo efeito, pois provoca dúvida no que o outro ouviu e destrói a confiança que ele tem em outras pessoas.

Numa terceira fase do relacionamento amoroso, quando um dos dois termina o relacionamento, o narcisista inicia uma "campanha de difamação" contra o abusado. Essa fase pode começar muito antes, inclusive na fase grandiosa, mas é só aqui que isso virá à tona. O objetivo dessa tática é desacreditar o outro: ela conta apenas o que o abusado fez, mas sem contar o que ela fez para provocar aquela reação, fazendo parecer que o outro teve uma "atitude gratuita" e ela é a vítima da situação. As outras pessoas, que não convivem com ela, são cativados pelo carisma e pelo encanto dela, por isso acreditam facilmente no que ela diz.

A personalidade narcisista precisa se sentir grandiosa, perfeita. Então, quando alguém a confronta ou questiona suas atitudes, ela vai entender isso como um ataque íntimo. Ela pode se vingar na hora ou talvez mais tarde, provocando insegurança. As táticas de vingança mais comuns são: tratamento de silêncio (presencial ou não), abuso verbal, desaparecer, etc.

O abuso da pessoa narcisista provoca no outro sensação de isolamento, pois muitas vezes os outros não percebem o abuso verbal, que é frequentemente disfarçado de elogios e brincadeiras. Isso faz com que os outros desvalidem os sentimentos da vítima, fazendo com que ela duvide de suas percepções e não fale mais sobre essas situações para não perder os amigos. O que, também, faz com que ela volte para os braços do agressor.

Muitas vezes, quando a vítima percebe que não adianta tentar se defender ou que não tem como escapar da situação naquele momento, e se sente desamparada, ela tende a "congelar" e não conseguir reagir. O que também pode provocar outros transtornos dissociativos para ajudar a aliviar a dor.

Os abusos fazem a vítima ter dificuldades para tomar decisões, perder a confiança em si mesmo, pois o narcisista sempre diz que ela faz tudo errado.

O narcisista não consegue assumir responsabilidade por nada de errado, pois ele "é perfeito". Ele vai jogar a culpa em sua vítima, dizendo que foi ela quem provocou determinadas atitudes por tê-lo deixado irritado, por exemplo. Essas explosões de raiva deixam a vítima com a autoestima baixa e sentimento de culpa.

A culpa, a ansiedade, a angústia e o estresse que as atitudes do narcisista provocam na vítima podem, por vezes, provocar sintomas físicos, como falta de apetite ou apetite excessivo, até mesmo outros problemas gastrointestinais.

O narcisista parece ter atitudes completamente disfuncionais: quando a vítima o confronta, ele pode chegar com presentes caros, ou recebê-la com abusos verbais quando ela precisa de carinho, por exemplo. Tal comportamento, na verdade, é calculado: o objetivo dele é manter a vítima em seu ciclo de abuso, e isso deixa a vítima insegura, sempre no "modo defensivo", pois ela não sabe que atitude esperar do narcisista.

Perda da identidade: para evitar agressões, a vítima vai se moldando à personalidade do narcisista e, com o tempo, ela não se reconhece mais. Outro motivo para essa mudança são as chantagens emocionais do agressor: ele diz que ela não o ama mais porque sai com os amigos, não quer que ela trabalhe fora, etc.

O narcisista não tem respeito por limites: a vítima estabelece alguns limites, e ele a força até que ela os quebre, "para não perdê-lo". Isso pode fazer com que a vítima tenha dificuldades em estabelecer limites em futuros relacionamentos.

Anotações com base no vídeo: "12 sinais de que você sofreu abuso de uma pessoa narcisista", de Caroline Delphino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro movido a suco de morango...?

Há um tempo atrás eu tive o seguinte sonho: Eu tinha ido a um show da Laura Pausini, aqui na minha cidade, acompanhada de uma das minhas irmãs. Ao final do show, por volta de umas 22 horas, eu e minha irmã decidimos parar em um quiosque de rua para comer algo. Enquanto eu e minha irmã estávamos ali fazendo o nosso lanche, eu vi que a Laura e o Paolo (namorado dela) decidem parar no mesmo  quiosque para fazer um lanche...! 😮 Eu fiquei muito empolgada, mas preferi esperar os dois terminarem de comer para me aproximar e pedir uma foto, ou quem sabe até conseguir um autógrafo. Quando eles terminaram de comer, eu me aproximo e peço uma foto, dizendo que eu e minha irmã estávamos no show. Como eu falei primeiro com ele, eu percebo que ela ficou com ciúmes e respondo assim para ela: "não se preocupe, pois eu faço parte do time da Nicole" (assistente dela, que é lésbica). Depois disso, eu peço para o funcionário do quiosque um copo de 500 ml de suco de morango, mas eu peço sem gelo,

Prédios flutuantes...!!!!

 Relendo meu diário dos sonhos, encontrei esta pérola: Eu moro em um prédio exclusivo, com minha esposa, cujo rosto não consigo ver em nenhum momento desse sonho. O apartamento vizinho é um duplex, onde moram dois casais (hétero) de namorados. Sou amiga das namoradas. Durante uma determinada noite, o apartamento deles sai flutuando, girando pelo ar, e retornando ao seu lugar antes do amanhecer. Na manhã seguinte, os vigilantes da memória aparecem parar verificar se eles se lembram de algo. Naquela noite, uma das vizinhas recebe um convite para aparecer na TV e me pede um aplique de cabelo emprestado, e quando ela vem me devolver eu o dou de presente para ela. Depois, os namorados do apartamento vizinho decidem pedir as namoradas em casamento, na mesma noite. Eu e minha esposa saímos para jantar, e durante a nossa refeição eu vejo um apartamento flutuando pelo ar. No dia seguinte, os vigilantes da memória aparecem no prédio mais uma vez, o que me dá a entender que as pessoas não deveria

Sinais do autismo em adultos/adolescentes

 Aqui seguem alguns sinais que podem indicar suspeita para autismo em adultos ou adolescentes, lembrando que o diagnóstico deve sempre ser feito por um profissional habilitado. dificuldades de interação social ou comunicação dependência de rotina comportamentos repetitivos (também chamados de steems ou estereotipias): a pessoa usa esses gestos ou comportamentos para se acalmar ou regular intolerância com barulhos altos, cores ou determinados cheiros foco em pequenos detalhes não entender ou ter dificuldade para perceber sarcasmo, ironia, entrelinhas ou sentido figurado das expressões de linguagem dificuldade para olhar nos olhos ou manter contato visual tendência para ter ansiedade e/ou depressão não atender pelo nome quando chamado não ter "filtro": não conseguem distinguir a (in)adequação de falas ou comportamentos em situações sociais dificuldades nos estudos quando a disciplina em questão não é do seu interesse hiperfoco: interesse específico por um determinado assunto, d