Pular para o conteúdo principal

Como ESTRESSAR uma autista

Seguem abaixo DEZ dicas simples de como não se deve lidar com uma pessoa autista.
1- Fale uma coisa e faça outra. Uma pessoa autista geralmente vê o mundo “preto no branco”, “oito ou oitenta”, e não gosta de injustiça. Alguém que fala uma coisa e faz outra com certeza deixará a autista muito estressada.
2- Nunca deixe as coisas no mesmo lugar. Pessoas autistas tendem a colocar sempre as coisas nos mesmos lugares. Alguém que mexa nas coisas dela provavelmente a deixará bastante irritada.
3- Force-a a alterar sua rotina repentinamente. Autistas, em sua maioria, gostam de rotina. Têm certos “rituais” a cumprir no seu cotidiano. Para que a adaptação do autista seja mais fácil, a mudança gradual seria a mais indicada. Uma mudança brusca certamente a levará ao limite.
4- Use muita ironia e/ou sarcasmo nos seus diálogos com ela. Pessoas com TEA, em geral, entendem tudo no sentido literal e têm dificuldade em entender ironia, sarcasmo ou outras figuras de linguagem. Usar esse tipo de recurso em suas comunicações com ela provocará, no mínimo, muitos mal-entendidos.
5- Acuse-a de algo injustamente. Este item é complementar ao primeiro. Acusar uma pessoa com TEA de algo que ela não fez é um jeito bem eficaz de deixa-la chateada com você.
6- Crie regras que não pretende cumprir. Se você criar uma nova regra de convivência, pode ficar tranquilo que a pessoa autista irá seguir aquela regra. Mas se você sugerir uma regra e não a cumprir, ela provavelmente ficará com raiva de você.
7- Mude as rotinas diárias com frequência. Uma pessoa autista gosta de estabilidade. Um ambiente instável, cujas regras ou rotinas sofrem alterações frequentes, seguramente levará a autista ao limite.
8- Aponte seus defeitos constantemente. Uma pessoa com TEA, na maioria dos casos, gosta de fazer as coisas com perfeição. Ficar apontando seus defeitos, em tom de acusação, a fará se sentir frustrada consigo mesma.
9- Critique ou fale mal do seu hiperfoco. Autistas têm um (ou mais) assuntos de sua preferência, sobre o qual se dedicam e sabem praticamente tudo a respeito, que é denominado pelos especialistas como "hiperfoco". Fazer críticas sobre este assunto a deixará magoada com você.
10- Exija contato visual. A pessoa com autismo tem dificuldade em olhar nos olhos dos outros, mesmo que seja por pouco tempo. Muitos relatam sentir agonia ao tentar fazer isso. Cobrar isso dela frequentemente provocará uma intensa dor emocional.
Fonte: texto elaborado por mim, baseado em minhas próprias experiências.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinais do autismo em adultos/adolescentes

 Aqui seguem alguns sinais que podem indicar suspeita para autismo em adultos ou adolescentes, lembrando que o diagnóstico deve sempre ser feito por um profissional habilitado. dificuldades de interação social ou comunicação dependência de rotina comportamentos repetitivos (também chamados de steems ou estereotipias): a pessoa usa esses gestos ou comportamentos para se acalmar ou regular intolerância com barulhos altos, cores ou determinados cheiros foco em pequenos detalhes não entender ou ter dificuldade para perceber sarcasmo, ironia, entrelinhas ou sentido figurado das expressões de linguagem dificuldade para olhar nos olhos ou manter contato visual tendência para ter ansiedade e/ou depressão não atender pelo nome quando chamado não ter "filtro": não conseguem distinguir a (in)adequação de falas ou comportamentos em situações sociais dificuldades nos estudos quando a disciplina em questão não é do seu interesse hiperfoco: interesse específico por um determinado assunto, d...

Laura Pausini e Simone e Simaria na praia e a nota de R$ 182,50

Mais um da série dos sonhos malucos. Eu sonhei que estava em Cidreira, com a Bia (uma amiga), a dupla sertaneja Simone e Simaria e a Laura Pausini (ou seja, estávamos em 5 pessoas). Tínhamos ido lá passar uns dias na praia, e estávamos todas dormindo no mesmo quarto (o quarto onde eu e as minhas irmãs dormíamos) - só que lá tinham 3 beliches. Tinha um clima de amizade, onde uma emprestava roupa pra outra, saíamos juntas, etc e tal. De repente, a Laura fala que precisa de alguma coisa, não lembro o que era, e eu digo "então precisamos ir ali no Coisa Boa comprar" (Coisa Boa é um mini mercado que tinha/tem ali perto). Ela então responde "o problema é que eu só tenho notas de Euro, não sei se eles vão aceitar". A Bia oferece "eu tenho uma nota de Real, é a única que eu tenho, mas o valor dela é de 182,50, não sei se eles vão ter troco pra tanto". A Laura aceita, porque é a única alternativa, prometendo trazer o troco e pagar a Bia de volta, mesmo que fosse co...

Cavalos com rostos humanos...?

 Recentemente, tive esse sonho: Eu e minha irmã fomos para Cidreira, pois havíamos combinado de encontrar uma amiga nossa de infância lá, pois era onde nos conhecemos e brincávamos juntas. Eu e a minha irmã fomos de ônibus e descemos na Interpraias, que por alguma razão era muito mais alta que a nossa rua, que era paralela à Interpraias e ficava a apenas uma quadra de distância. Nesse caminho de uma quadra, eu pergunto pra minha irmã onde nos encontraríamos com essa amiga, e ela respondeu que na casa dela. Mas eu escuto um barulho em uma das casas e vou verificar, onde encontro essa amiga à nossa espera, com dois cavalos lindos, um branco e um preto. Eu começo a fazer carinho no corpo do cavalo branco, e aos poucos vou fazendo carinho nele até chegar à cabeça dele. Ao me aproximar da cabeça, percebo que, apesar de ele ter uma cabeça no formato normal de uma cabeça de cavalo, ele tem um rosto humano na frente. Ele fala algo comigo, mas não sei dizer o que ele me disse. E é assim qu...