Pular para o conteúdo principal

Como ESTRESSAR uma autista

Seguem abaixo DEZ dicas simples de como não se deve lidar com uma pessoa autista.
1- Fale uma coisa e faça outra. Uma pessoa autista geralmente vê o mundo “preto no branco”, “oito ou oitenta”, e não gosta de injustiça. Alguém que fala uma coisa e faz outra com certeza deixará a autista muito estressada.
2- Nunca deixe as coisas no mesmo lugar. Pessoas autistas tendem a colocar sempre as coisas nos mesmos lugares. Alguém que mexa nas coisas dela provavelmente a deixará bastante irritada.
3- Force-a a alterar sua rotina repentinamente. Autistas, em sua maioria, gostam de rotina. Têm certos “rituais” a cumprir no seu cotidiano. Para que a adaptação do autista seja mais fácil, a mudança gradual seria a mais indicada. Uma mudança brusca certamente a levará ao limite.
4- Use muita ironia e/ou sarcasmo nos seus diálogos com ela. Pessoas com TEA, em geral, entendem tudo no sentido literal e têm dificuldade em entender ironia, sarcasmo ou outras figuras de linguagem. Usar esse tipo de recurso em suas comunicações com ela provocará, no mínimo, muitos mal-entendidos.
5- Acuse-a de algo injustamente. Este item é complementar ao primeiro. Acusar uma pessoa com TEA de algo que ela não fez é um jeito bem eficaz de deixa-la chateada com você.
6- Crie regras que não pretende cumprir. Se você criar uma nova regra de convivência, pode ficar tranquilo que a pessoa autista irá seguir aquela regra. Mas se você sugerir uma regra e não a cumprir, ela provavelmente ficará com raiva de você.
7- Mude as rotinas diárias com frequência. Uma pessoa autista gosta de estabilidade. Um ambiente instável, cujas regras ou rotinas sofrem alterações frequentes, seguramente levará a autista ao limite.
8- Aponte seus defeitos constantemente. Uma pessoa com TEA, na maioria dos casos, gosta de fazer as coisas com perfeição. Ficar apontando seus defeitos, em tom de acusação, a fará se sentir frustrada consigo mesma.
9- Critique ou fale mal do seu hiperfoco. Autistas têm um (ou mais) assuntos de sua preferência, sobre o qual se dedicam e sabem praticamente tudo a respeito, que é denominado pelos especialistas como "hiperfoco". Fazer críticas sobre este assunto a deixará magoada com você.
10- Exija contato visual. A pessoa com autismo tem dificuldade em olhar nos olhos dos outros, mesmo que seja por pouco tempo. Muitos relatam sentir agonia ao tentar fazer isso. Cobrar isso dela frequentemente provocará uma intensa dor emocional.
Fonte: texto elaborado por mim, baseado em minhas próprias experiências.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laura Pausini e Simone e Simaria na praia e a nota de R$ 182,50

Mais um da série dos sonhos malucos. Eu sonhei que estava em Cidreira, com a Bia (uma amiga), a dupla sertaneja Simone e Simaria e a Laura Pausini (ou seja, estávamos em 5 pessoas). Tínhamos ido lá passar uns dias na praia, e estávamos todas dormindo no mesmo quarto (o quarto onde eu e as minhas irmãs dormíamos) - só que lá tinham 3 beliches. Tinha um clima de amizade, onde uma emprestava roupa pra outra, saíamos juntas, etc e tal. De repente, a Laura fala que precisa de alguma coisa, não lembro o que era, e eu digo "então precisamos ir ali no Coisa Boa comprar" (Coisa Boa é um mini mercado que tinha/tem ali perto). Ela então responde "o problema é que eu só tenho notas de Euro, não sei se eles vão aceitar". A Bia oferece "eu tenho uma nota de Real, é a única que eu tenho, mas o valor dela é de 182,50, não sei se eles vão ter troco pra tanto". A Laura aceita, porque é a única alternativa, prometendo trazer o troco e pagar a Bia de volta, mesmo que fosse co

As três irmãs

Ela chegou em casa. Largou as malas no chão do quarto e olhou ao redor. Tinha sido uma viagem longa e Marisa estava cansada. Tudo estava exatamente como sua esposa havia deixado, cada coisa no seu devido lugar. Ela se atirou na cama. Cassandra, sua esposa, sentou ao seu lado e acariciou seu rosto, perguntando como fora a viagem. “Nunca havia pensando que essa viagem pudesse ser tão estressante”, respondeu. Reencontrar suas irmãs, Miriam e Nadine, havia sido muito bom. Fazia muitos anos que as três não se reuniam. “Porque? ”, Cassandra perguntou. “A necessidade de controle de Miriam conseguiu me tirar do sério e acabamos discutindo. Nadine teve que intervir para apaziguar a situação”. Marisa era a mais nova das três. Sempre teve um temperamento difícil, se irritava com facilidade, nunca foi muito boa em expressar ou lidar com seus sentimentos. Aos poucos, aprendeu a descontar seus sentimentos na comida. Depois que os pais se separaram, Marisa acabou indo morar com a mãe em outro estado,

O encontro

NUM FUTURO NÃO MUITO DISTANTE Fernanda estava sozinha em casa quando tocou a campainha. E não podia ficar mais surpresa ao ver quem estava do outro lado do portão. “Como ela descobriu onde eu moro?”, ela pensou ao ver sua ex-namorada, com o cachorrinho preso pela guia, abanando o rabo de felicidade ao ver Fernanda, como fazia com qualquer um que se aproximava dele. -- O que você está fazendo aqui, Camila? – Foi sua primeira pergunta, sem nem sequer se aproximar do portão. Um misto de sentimentos tomava conta dela, e ela não sabia muito bem como reagir com aquela visita inesperada. Raiva. Mágoa. Dor. Traição. Mentira. Injustiça. Tristeza. Um misto de sentimentos tomou conta dela.  Na verdade, ela ainda estava lidando com todos aqueles sentimentos desde que as duas se separaram, quase um ano atrás. Pensando onde ela tinha errado tanto para que Camila fizesse tudo o que fez com ela. Camila mentiu, olhando em seus olhos, se aproveitando da sua ingenuidade para manipular Fernanda a