Seguem abaixo DEZ dicas simples de como não se deve lidar com uma pessoa autista.
1- Fale uma coisa e faça outra. Uma pessoa autista geralmente vê o mundo “preto no branco”, “oito ou oitenta”, e não gosta de injustiça. Alguém que fala uma coisa e faz outra com certeza deixará a autista muito estressada.
2- Nunca deixe as coisas no mesmo lugar. Pessoas autistas tendem a colocar sempre as coisas nos mesmos lugares. Alguém que mexa nas coisas dela provavelmente a deixará bastante irritada.
3- Force-a a alterar sua rotina repentinamente. Autistas, em sua maioria, gostam de rotina. Têm certos “rituais” a cumprir no seu cotidiano. Para que a adaptação do autista seja mais fácil, a mudança gradual seria a mais indicada. Uma mudança brusca certamente a levará ao limite.
4- Use muita ironia e/ou sarcasmo nos seus diálogos com ela. Pessoas com TEA, em geral, entendem tudo no sentido literal e têm dificuldade em entender ironia, sarcasmo ou outras figuras de linguagem. Usar esse tipo de recurso em suas comunicações com ela provocará, no mínimo, muitos mal-entendidos.
5- Acuse-a de algo injustamente. Este item é complementar ao primeiro. Acusar uma pessoa com TEA de algo que ela não fez é um jeito bem eficaz de deixa-la chateada com você.
6- Crie regras que não pretende cumprir. Se você criar uma nova regra de convivência, pode ficar tranquilo que a pessoa autista irá seguir aquela regra. Mas se você sugerir uma regra e não a cumprir, ela provavelmente ficará com raiva de você.
7- Mude as rotinas diárias com frequência. Uma pessoa autista gosta de estabilidade. Um ambiente instável, cujas regras ou rotinas sofrem alterações frequentes, seguramente levará a autista ao limite.
8- Aponte seus defeitos constantemente. Uma pessoa com TEA, na maioria dos casos, gosta de fazer as coisas com perfeição. Ficar apontando seus defeitos, em tom de acusação, a fará se sentir frustrada consigo mesma.
9- Critique ou fale mal do seu hiperfoco. Autistas têm um (ou mais) assuntos de sua preferência, sobre o qual se dedicam e sabem praticamente tudo a respeito, que é denominado pelos especialistas como "hiperfoco". Fazer críticas sobre este assunto a deixará magoada com você.
10- Exija contato visual. A pessoa com autismo tem dificuldade em olhar nos olhos dos outros, mesmo que seja por pouco tempo. Muitos relatam sentir agonia ao tentar fazer isso. Cobrar isso dela frequentemente provocará uma intensa dor emocional.
Fonte: texto elaborado por mim, baseado em minhas próprias experiências.
Comentários
Postar um comentário